Pular para o conteúdo

Para geógrafos, pesquisadores e interessados em utilizar ferramentas para visualização de qualquer lugar do mundo, sem sair do computador e totalmente grátis, o Google Earth é um excelente programa para a visualização, por imagens de satélites, de praticamente todo o planeta.

É uma ferramenta que pode ser usada por todas as idades e que pode ser útil para o conhecimento do lugar, sua realidade e características, em sala de aula ou em qualquer outra ocasião que necessite das imagens.

Lavras do Sul não ficou de fora. Por conta deste programa, pode-se utilizar seus vários e poderosos recursos para visualização de imagens. Dentre as diversas funcionalidades do Google Earth, estão a medição de altitude, coordenadas geográficas, visualização de cidades, fotos, marcações de lugares e bússola.

A seguir, mostraremos um exemplo que como é possível pesquisar sobre as características geográficas de Lavras do Sul (e de qualquer lugar) através deste programa (https://www.google.com.br/intl/pt-BR_ALL/earth/versions/).

Instruções abaixo (Fonte: https://support.google.com/earth/answer/148134?hl=pt-BR):

Fazer uma medição e salvá-la:

  • Abra o Google Earth Pro.
  • Navegue até um ponto no globo.
  • Na barra de menu, clique em Ferramentas e Régua. É exibida uma nova janela "Régua" com opções.
  • Na parte inferior esquerda, selecione Navegação com mouse.
  • Clique na guia referente ao que você deseja medir.
  • No mapa, passe o cursor sobre um ponto e clique em um ponto de partida para sua medição.
  • Em seguida, passe o cursor sobre outro ponto e clique em um ponto de destino.
  • A medição será mostrada na janela "Régua". Para salvar suas medições, clique em Salvar.
  • No campo "Nome", digite um nome para sua medição.
  • Na parte inferior direita, clique em OK. O Google Earth Pro adicionará sua medição em "Lugares", no painel esquerdo.

Adicionar mais detalhes ao salvar uma medição: Na janela "Novo caminho" ou "Editar caminho", altere campos como de altitude, cor ou estilo.

Abrir medições salvas

  • Abra o Google Earth Pro.
  • À esquerda, em "Lugares", você verá uma lista de medições salvas. Marque a medição que você deseja abrir.
  • Clique duas vezes no nome da medição. O Earth mostrará sua medição no mapa.
  • Para ver detalhes da medição, passe o cursor sobre a forma e clique com o botão direito do mouse.Em seguida, clique em Propriedades (Windows) ou Ver informações (Mac). A janela "Editar caminho" será aberta.

Visualizar o perfil de elevação de um caminho: Explore a inclinação, a elevação e a distância em um caminho.

  • Abra o Google Earth Pro.
  • Trace um caminho ou abra um existente.
  • Clique em Editar e Mostrar perfil de elevação.
  • Um perfil de elevação é exibido na metade inferior do visualizador em 3D. Se a medição da sua elevação for "0", verifique se a camada de terreno está ativada.
  • O eixo Y do gráfico mostra a elevação e o eixo X mostra a distância.
  • Para ver a elevação e distância em diferentes pontos ao longo do caminho, passe o mouse pelo caminho.
  • Para ver os dados de uma parte do caminho, clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse. Em seguida, mova o cursor sobre o caminho que você quer ver.
  • Para alterar os sistemas de medições no Windows, selecione Ferramentas e Opções. Depois, em "Unidades de medida", escolha pés ou metros.
  • Para alterar os sistemas de medições no Mac, selecione Google Earth e Preferências. Depois, em "Unidades de medida", escolha pés ou metros.

No caso de Lavras do Sul, fizemos o seguinte exemplo de medição, na zona urbana, entre a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no centro da cidade, até o Parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul. Após à utilização dos procedimentos que as ferramentas do Google Earth oferece, pode-se concluir que:

  1. A média de altitude do trajeto é de 355 metros acima do nível do mar. No ponto inicial (Igreja Matriz), a altitude é de 301 metros; e no ponto de chegada, no Parque do Sindicato Rural, a altitude é de 388 metros. O trajeto tem o ponto máximo de 391 metros, nas proximidades do ponto de chegada ao parque;
  2. A extensão do trajeto criado é de 3.280 metros (3,28 km), passando pela rua Santo Antônio (com a distância aproximada de 400 m), Rua Mauricio José Teixeira (aproximadamente 600 m) e Avenida José Cacildo Delabary (aproximadamente 2.280 m).
  3. O início do trajeto é urbanizado. A partir do segundo quilômetro, há presença de habitações isoladas, porém com aumento crescente de construção. Quase no final do trajeto, é possível observar o Parque do Sindicato Rural (em épocas de ExpoLavras, observa-se muitos cavalos, por conta dos rodeios que acontecem no evento, e também, de automóveis, face à visitação da população lavrense e de visitantes).

Portanto, esta ferramenta, muito importante para os dias de hoje, amplia o conhecimento geográfico e é útil para o Ensino Fundamental e Médio, além da utilização geral.

Inaugurada em 9 de maio de 2000, a Escola Professora Helena iniciou com a finalidade de concentrar todas as turmas de “Bienal” em um mesmo lugar. O Projeto Bienal, idealizado pela Professora Helena Ferreira em 1983, consiste em uma 1ª série em dois anos, o que, em 2006 foi implantado pelo Governo Federal algo muito parecido, que foi o Ensino de 9 anos. A Rede Municipal, a partir daí, apenas adaptou a sua nomenclatura e passou a oferecer em todas as Escolas Municipais o Ensino de 9 Anos.

Este trabalho é tão significativo que em 2008, alunos e professores do Curso de Pedagogia da UFSM vieram a Lavras do Sul conhecer melhor o Projeto.

A Escola Professora Helena atende, atualmente, turmas de Pré I, Pré II, 1º Ano (Bienal A) e 2º Ano (Bienal B), somando, em 2009, um total de 125 alunos.

Costuma trabalhar durante todo o ano letivo com Projetos Interdisciplinares. Destacou-se no ano de 2008 com a participação no Projeto ANVISA, o qual foi coordenado pela SMEC, e alertava para o uso indevido de medicamentos. Desenvolve sempre o Projeto Lanche Legal, estimulando sua clientela a ter uma alimentação saudável, livre de alimentos industrializados.

FONTE: Prefeitura Municipal de Lavras do Sul.